Tráfego de carretas na MG-030 é pauta de audiência pública

MG-030-2.jpg (514 KB)

Nesta quinta-feira, 21, às 10h, ocorrerá uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o tráfego irregular de carretas de minério na MG-030, principal rodovia que liga Nova Lima a Belo Horizonte. O autor do requerimento é o deputado estadual Fred Costa, vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais, que já havia realizado outras duas audiências públicas para debater o mesmo assunto em 2015 e em 2016.


A rodovia não é adequada para receber as carretas, pois devido ao acelerado crescimento residencial e comercial na região, a via tem características urbanas. “Há muita gente que transita diariamente pela rodovia para ir ao trabalho, ter acesso a supermercados ou para sair de casa por qualquer outro motivo. Há escolas e comércio nas proximidades, de modo que a MG-030 seja praticamente uma avenida urbana. Portanto, é inaceitável a presença das carretas, que trazem um risco iminente de acidentes na pista, que já é íngreme, estreita e extremamente perigosa para o motorista”, disse Fred Costa.

 

Complicações no Complexo da Mineração Serra do Taquaril

Outro assunto que também será discutido na audiência pública serão as complicações referentes à atividade das mineradoras nas proximidades da Serra do Curral. Segundo informações do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra) na mina Corumi, no Bairro Taquaril, estaria ameaçando a Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte.