Dia Mundial de Conscientização do TDAH

tdah.jpg (523 KB)

Hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), que, no mês passado, recebeu uma nova classificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que representa um grande avanço no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Conforme a 11ª Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11), o TDAH passa a ser categorizado como um “transtorno de neurodesenvolvimento”, com quatro subtipos especificados: “desatenção”, “hiperatividade”, “combinado” e “sem uma especial apresentação”.

Segundo a Dra. Ana Christina Mageste, psiquiatra infantil e coordenadora do Grupo de Apoio à ABDA em Minas, as alterações são positivas, pois permitirão um diagnóstico mais precoce dos pacientes. “O quanto antes a criança for diagnosticada e tratada corretamente, melhores são as suas oportunidades de sucesso ao longo de toda a sua vida. Há uma diferença evidente dos resultados entre o paciente tratado tardiamente e aquele que recebe todos os cuidados necessários desde a infância”, disse.

O CID-11 será oficialmente apresentado aos Estados Membros da OMS em maio de 2019, mas as novas codificações entram em vigência no Brasil a partir de janeiro de 2022.


Semana Mineira de Conscientização do TDAH

Na primeira semana de agosto ocorrerá a Semana Mineira de Conscientização do TDAH, instituída pela Lei 22.420/16, de autoria do deputado estadual Fred Costa.

Cinthia Madureira, coordenadora do Grupo de Apoio TDAH Minas, chama atenção para a importância da data, pois o desconhecimento e o preconceito ainda são os maiores obstáculos para garantir os direitos das pessoas com TDAH. “A gravidade referente ao TDAH, principalmente se o transtorno não for tratado, passa a ser encarado com a devida seriedade necessária. Há muito preconceito referente à constatação da existência do TDAH, mas a verdade é que o tratamento influi diretamente na qualidade de vida da família como um todo”, disse.

Os seguintes eventos já estão agendados para a semana:
- 3 de agosto - Seminário “TDAH - Diagnóstico e Tratamento”
- 5 de agosto - Caminhada pela Conscientização do TDAH